Como possibilitar aos alunos das classes sociais desfavorecidas o acesso à cultura letrada e, com isso, a chance de lutar pela cidadania com os mesmos instrumentos disponíveis para os falantes já pertencentes às camadas sociais privilegiadas? Como fazer para que a escola deixe de ser a reprodutora das desigualdades sociais e dos perversos preconceitos que elas suscitam? Como levar os professores, sobretudo do ensino fundamental e, mais ainda, das séries iniciais, a deixar de acreditar em algo que não existe (o “erro de português”) para, no lugar dessa superstição infundada, passar a contemplar os fenômenos de variação e mudança linguísticas de modo mais consistente e cientificamente embasado? Stella Maris Bortoni-Ricardo, um dos nomes mais importantes da linguística no Brasil, oferece respostas a essas perguntas nesse livro dedicado aos professores do ensino fundamental e demais leitores que não têm formação específica em ciências da linguagem, mas se interessam pela premente questão da educação linguística. Aqui eles encontram os fundamentos teóricos e as aplicações práticas, na forma de atividades bem elaboradas, para transformar a educação em língua materna em um compromisso com a formação plena do cidadão e contra toda forma de exclusão social pela linguagem.
- Editora : Parábola; 1ª edição (1 março 2004)
- Idioma : Português
- Capa comum : 112 páginas
- ISBN-10 : 8588456176
- ISBN-13 : 9788588456174